A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O GRITO NAS PRAÇAS DO FUTEBOL


Neste fim de semana, partilhando notícias e comentários sobre o cenário de terror e corrupção que vem destruindo e sucateando princípios, valores, programas sociais e direitos fundamentais no Distrito Federal e praticamente em todos os Estados no Brasil, meu filho maior sugeriu a ideia de um forte clamor popular partindo das arquibancadas dos estádios brasileiros, como ocorriam nos idos de 69.

Lembrou ele que, qualquer manifestação pacífica e visual de grande impacto nestas praças de futebol, poderia gerar muito publicidade e pressão contra aqueles que permanecem "cegos", "distantes" e "omissos" para as questões de ordem pública e "se lixam para a opinião pública", já que abrange um grande número de telespectadores que acompanham o futebol, além de repercutir em todo o Brasil e no exterior em todos os veículos da mídia.

E o impacto só depende da mobilização de um certo número de pessoas seguindo o mesmo propósito do clamor popular, portando cartazes com palavras ou imagens que possam determinar o motivo e expressar a manifestação de repúdio, indignação ou vergonha. Uma corrente solidária com cartazes, faixas e bandeiras se transmitiria através de torcedores anônimos em todos os estádios brasileiros numa demonstração de amor ao país e à paz social que todos desejamos.

Os Estádio de Futebol em todo o Brasil seriam os palcos desta vigorosa campanha de reação popular contra o desgoverno, contra a corrupção, contra a insegurança, contra a criminalidade, contra a benevolência das leis, contra a morosidade da justiça e contra outras mazelas que estão impedindo a paz social na convivência em sociedade no nosso país.

Esta campanha não poderia agregar login ou interesse pessoal ou partidário, mas cívico e de interesse público.

As pessoas poderiam levar para o estádios o seu sentimento e a demonstração de que, apesar de pagarem o elevado custo da máquina pública em impostos abusivos e de se sentirem amarradas, amordaçadas e impotentes, elas não estão adormecidas e querem uma nação melhor para se viver, trabalhar, produzir e criar seus filhos em segurança, com saúde e educação de qualidade.

As praças de futebol seriam o coliseu desta nova postura do povo brasileiro que, carregando seus cartazes, baixaria o polegar para a corrupção, para a exclusão social, para a saúde precária, para a educação deficiente, para a desordem pública, para a insegurança jurídica, para a morosidade judiciária e para a impunidade da bandidagem. Enfim um ato de repúdio contra todas as mazelas que fomentam o terror e a injustiça ameaçando, saqueando e vitimando o povo brasileiro.

A imagem é de 1969. Uma imagem que se poderia repetir pelo ótimo exemplo na época e muito oportuno nos dias de hoje para mostrar o nosso descontentamento, acordar os ainda sonolentos e tirar as vendas, as amarras e os interesses pessoais e corporativos que impedem a visão, as políticas corretas e a ética dos governantes. O que acham!

Nenhum comentário: