A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

SIM, COM RESULTADOS




ZERO HORA 21 de agosto de 2013 | N° 17529

EDITORIAIS




O relançamento da campanha Rio Grande do Sim constitui-se numa oportunidade importante para os gaúchos repensarem as razões que vêm levando o Estado a perder algumas de suas mais disputadas conquistas, a começar pela excelência de sua qualidade de vida. Por isso, é essencial que a iniciativa, em comemoração ao cinquentenário da ADVB/RS, defina um plano concreto de ação, para que a sociedade possa participar e acompanhar os avanços desta mudança de cultura para o Estado. Por mais que tenham sua história ligada a antagonismos políticos, esportivos e comportamentais, foi nos momentos de convergência que os gaúchos conseguiram concretizar alguns avanços significativos.

Uma das conquistas mais marcantes para o Estado, obtida por meio de mobilização da sociedade acima de interesses políticos e partidários, foi a instalação do Polo Petroquímico em Triunfo na década de 80 do século passado. Disputado por outras regiões do país, o empreendimento que significou um divisor para a economia gaúcha só se tornou possível devido à pressão de entidades da sociedade civil e da união das bancadas do Rio Grande do Sul no Congresso. Foi essa capacidade de articulação que, mais recentemente, facilitou o implemento da duplicação do trecho sul da BR-101.

A campanha atual pretende estimular a população a se mobilizar em torno de uma agenda comum, acima de divergências de qualquer ordem. Nesse esforço para lutar em favor de propostas sobre as quais haja mais convergência, é importante que os gaúchos definam metas e privilegiem causas coletivas como a educação. Ninguém precisa abandonar sua visão de mundo. Basta, apenas, dialogar, negociar, abrir espaço para concessões que beneficiem o Estado, deixando em segundo plano interesses setoriais e particulares.


https://www.facebook.com/RSdoSim?group_id=0

RIO GRANDE DO SIM - Quando tudo vira GRE-NAL, a gente não sai do zero a zero. É bom ir pra rua, ter posição, ter lado numa discussão. Mas é melhor ainda quando a gente se dá conta de que somos todos gaúchos e vivemos todos no mesmo Rio Grande do Sul. E que em vez de ficar andando em círculos, é preciso andar pra frente, e rápido. É isso que está por trás do movimento Rio Grande do Sim. A ideia é simples: colocar os gaúchos a favor da mesma causa, a favor de uma construção coletiva do Estado. A força da gente junto já está comprovada. Só assim vamos destravar os temas que ainda emperram o nosso desenvolvimento e, juntos, construir um futuro melhor para todos. Chegou a hora de dizer sim para nós mesmos. Porque o Rio Grande junto é maior.










Nenhum comentário: