A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

sábado, 30 de março de 2013

MORTES DE TAXISTAS CAUSAM REVOLTA NA MADRUGADA EM PORTO ALEGRE

ZERO HORA ONLINE 30/03/2013 | 14h52

Em 90 minutos - Três taxistas são mortos durante madrugada na Capital

Mortes causaram revolta de colegas e manifestações até em frente à casa do governador Tarso Genro



Colegas de profissão se emocionam ao compartilhar notícia das mortesFoto: Mauro Vieira / Agencia RBS
Francisco Amorim e José Luís Costa


Em 90 minutos, três taxistas foram executados com tiros na cabeça na zona norte da Capital, causando revolta de colegas e manifestações até em frente à casa do governador Tarso Genro, que se reuniu às pressas com os motoristas e prometeu mudanças em blitze.

Depois dos assassinatos de Eduardo Ferreira Haas e Cláudio Gomes, foi confirmado que Edson Roberto Loureiro Borges, cujo corpo foi encontrado à 1h50min na Rua dos Nautas, na Vila Ipiranga, também pertencia à categoria. O veículo, Voyage, só foi achado por volta das 11h na Rua Pedro Santa Helena, no bairro Jardim do Salso, o que ajudou a confirmar a profissão da vítima.

Pouco mais de meia hora depois, o taxista Eduardo Ferreira Haas, 26 anos, foi encontrado morto com marcas de tiro na cabeça na Rua São Jerônimo, no bairro Passo da Areia. O carro foi localizado às 8h na Rua Mata Bacelar, no bairro Auxiliadora, com manchas de sangue no banco traseiro. O rádio do carro e documentos desapareceram.

No terceiro caso, o corpo de Cláudio Gomes foi achado ao lado do táxi às 3h20min no bairro Mario Quintana. Conforme o delegado Odival Soares, o dinheiro da carteira do taxista sumiu, indicativo que reforça a linha de investigação sobre assalto.

As mortes indignaram os colegas. Às 5h45min, cerca de 50 taxistas bloquearam com seus veículos a Avenida Ipiranga, nos dois sentidos, no entorno do Palácio da Polícia Civil. No calor dos protestos, um dos manifestantes convocou o grupo para ir até a casa de Tarso, no bairro Rio Branco.


Na tarde deste sábado, taxistas colocaram tarjas pretas sobre os carros
Foto: Mauro Vieira

Assim que a Rádio Gaúcha divulgou a movimentação, outros taxistas também rumaram para o local. PMs se colocaram de prontidão, trancando cruzamentos, mas não conseguiram evitar a aproximação dos táxis e um buzinaço em frente ao portão de Tarso.

O governador se reuniu com representantes do grupo e prometeu mudanças em blitze, para atender reivindicação dos taxistas. Apesar de satisfeitos com os anúncios, os taxistas garantiram que farão um novo protesto, a partir das 17h deste domingo, com uma concentração no Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa.

— O governador soube do que está acontecendo, mas a população também precisa saber — afirmou o taxista Roberto Andrade, 32 anos.

Tarso Genro descartou a relação com as mortes de taxistas na fronteira. Na quinta-feira, os corpos de três taxistas de Santana do Livramento foram encontrados jogados em áreas residenciais com marcas de tiros na cabeça. Seus táxis foram achados distantes dos veículos.



Nenhum comentário: