A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

domingo, 24 de julho de 2011

MOBILIZAÇÃO

BEATRIZ FAGUNDES, REDE PAMPA, O SUL, Porto Alegre, Domingo, 24 de Julho de 2011.

O histórico de escândalos de corrupção desautorizam os recentes editoriais que cobram do "povo" uma atitude radical contra atos de corrupção.

Por que os brasileiros não fazem passeatas contra a corrupção?

Essa tem sido a mais nova e radical preocupação, inclusive desta coluna, passando a nítida impressão de uma novidade - corrupção - na vida do miserável e extorquido povo brasileiro. Ledo engano, miserável mentira sociológica.

O histórico de escândalos de corrupção registrado nos anais da República desde e antes de sua fundação, quando ainda éramos uma monarquia, desautorizam os recentes editoriais que cobram do "povo" uma atitude radical contra atos de corrupção.

Dilma Rousseff para alguns medíocres deve ser permanentemente comparada com o ex-presidente Lula, condição que permite as mais levianas e inúteis considerações políticas.

No dia 28/08/2010 o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não faria o sucessor, apesar da alta popularidade. Na ocasião, o responsável por um dos mais tradicionais institutos de pesquisas do País assegurava que o presidente não conseguiria transferir seu prestígio pessoal para um "poste", como tratava a ex-ministra Dilma Rousseff. A um mês das eleições e respaldado por números apresentados em pesquisas diárias, Montenegro fez um mea-culpa. "Errei e peço desculpas.

Na vida, às vezes, você se engana", afirmou em entrevista aos repórteres Octávio Costa e Sérgio Pardellas, da IstoÉ. "O Brasil já tem uma presidente. É Dilma Rousseff. Eu nunca vi, em quase 40 anos de Ibope, uma mudança na curva, como aconteceu nesta eleição, reverter de novo. Por mais que ainda faltem 30 e poucos dias para a eleição, o Brasil já tem uma presidente. É Dilma Rousseff." O poderoso presidente do Ibope na ocasião destacou o preparo da candidata Dilma: "Ela tem mostrado capacidade de gestão, equilíbrio, tranquilidade e firmeza. Outra razão é seu bom desempenho na televisão, inclusive nos debates e entrevistas. Lula acertou ao dizer, em entrevista à IstoÉ, que ela era um animal político. Está mostrando muito mais capacidade que os adversários e mostra que tem preparo para ser presidente". Segundo manchetes deste dia 23/07/2011 do jornal O Globo: "Analistas: Dilma cresce na opinião pública". ou: "Especialistas e políticos alertam, porém, que presidente pode ter problemas no Congresso".

Outro, analista do mesmo jornal foi taxativo: "A presidenta não terá apoio só da classe média, terá apoio de todo cidadão honesto que quer o fim da impunidade". A presidenta Dilma não deve perder tempo com entrevistas exclusivas a determinados grupos de mídia.

Talvez, a próxima grande indagação dos cidadãos, não seja mais sobre a incompetência do executivo - Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e outras - para combater a corrupção, nepotismo, e outros tais que transformam qualquer cidadão consciente em um revoltado, mas sim na morosidade do Judiciário. Salvo melhor juízo, Dilma está com a faca e o queijo nas mãos. O povo apoia incondicionalmente uma "faxina" no Estado. Tomara que a presidenta não deixe passar batido o cavalo encilhado! A conferir!

Nenhum comentário: