A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

terça-feira, 10 de abril de 2012

UM PASSO DA TRANSPARÊNCIA


EDITORIAL ZERO HORA 10/04/2012

Faltando pouco mais de um mês para a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação, prevista para o próximo dia 16 de maio, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul dá um belo exemplo de disposição para a transparência ao publicar um encarte com informações sobre os serviços prestados pelo parlamento gaúcho, com endereços, telefones e outras formas de acesso à Casa e aos parlamentares. Cabe agora à direção do Legislativo assegurar-se de que a proposta funcionará na prática e de que os cidadãos que fizerem uso dos canais colocados à sua disposição receberão retornos compatíveis com suas demandas.

A Assembleia gaúcha tem bom retrospecto nesta questão da transparência, tendo sido pioneira na implantação de um espaço virtual com dados sobre as atividades dos parlamentares e sobre gastos legislativos. De acordo com o informe divulgado ontem, o modelo serviu de base para um site de igual propósito implantado pelo Congresso Nacional.

Ao explicar de forma didática como os cidadãos podem interferir na atividade parlamentar, o Legislativo rio-grandense abre um leque de alternativas para o exercício da cidadania, que a maioria da população desconhece. Trata-se de um avanço democrático, que aproxima ainda mais os deputados dos seus representados – embora a maioria já disponha de canais próprios para a comunicação com seus eleitores, até mesmo por interesse pessoal.

A novidade é o compromisso público que está sendo assumido pela presidência do parlamento de tornar efetivo e consequente o contato direto com os cidadãos. A promessa está claramente definida no editorial de abertura do material divulgado: “Você na ficará sem resposta, sem solução, sem atenção”.

Cidadãos, habilitem-se!

Nenhum comentário: