A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE

Roberto Brenol Andrade, Palavra do Leitor. JORNAL DO COMÉRCIO 19/12/2011

Corrupção

Tão perversa quanto qualquer ditadura, de esquerda ou de direita, é a ditadura da corrupção, sobretudo quando um povo perde a capacidade de indignar-se, seja porque aprendeu a submeter-se aos desmandos dos malfeitores ao se perceber beneficiado, seja porque a sensação de impotência massacra o moral daqueles que valorizam a ética, o mérito, a integridade, o uso correto do dinheiro público em prol da população, retirando-lhes o sentimento de orgulho do País a que tanto amam. Ainda que a economia possa alcançar um patamar melhor, ela não parecerá sustentável e confiável enquanto não vier acompanhada por ideais que costumam caracterizar um povo desenvolvido. Não basta ser rico; os antigos diriam que é preciso ter berço, o que significa sentir respeito próprio, autoestima, dignidade. E isto o dinheiro não compra: ou se tem ou não se tem. (Eliana França Leme, São Paulo/SP)

Impunidade

Mais gente ou ninguém dos acusados no caso do Mensalão será punido, segundo noticiado. Depois quando dizem que só ladrão de galinha vai para a cadeia no Brasil tem gente que fica irritada. Mas não é o que está acontecendo? (Maria do Carmo Paranhos)

Nenhum comentário: