A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ESBÓRNIA E CALAÇARIA


Adão Oliveira. Conexão Política - JORNAL DO COMERCIO, 20/01/2012

A TV Globo está apresentando a minissérie “Brado Retumbante”. É uma obra escrita por Euclydes Marinho com a colaboração de Nelson Motta. Estarão perguntando os meus nobres leitores: e daí, o que isso tem a ver com política? Respondo sem piscar: tudo a ver! Brado Retumbante aborda a política da República, especialmente a que se pratica nos bastidores de Brasília, com certo toque de ficção. Na parte ficcional, os autores se deixaram levar pela imaginação, surfaram na maionese. Mas a realidade é mesmo realidade.

A calhordice, a conspiração, as negociatas, a corrupção e a esbórnia abordadas na obra fazem parte do jogo político jogado em Brasília. Tudo isso eu vi, nos 30 anos que fiz cobertura política na capital federal.

Assisti à posse - com pompa e circunstância - de Fernando Collor e a sua melancólica derrocada. Collor deixou o governo após ser alvo de acusações que envolviam drogas, sexo, magia negra e corrupção. Muita corrupção. Lamentável.

Eu estava na Igreja Dom Bosco quando o então presidente eleito Tancredo Neves - recém-chegado de um périplo pelo mundo - colocou a mão na barriga, fez uma cara de dor e olhou para sua mulher, dona Risoleta, que estava ao seu lado. Começava aí a agonia de Tancredo, que culminou com a sua morte. Assumiu a presidência da República o vice José Sarney. Durante o seu governo, o País conviveu com uma brutal inflação e alto nível de corrupção. Vi ministros serem defenestrados e políticos cassados. A maior parte deles, por corrupção.

Os bastidores de tudo isso passam por conspiração, delação, esbórnia e calaçaria. Um horror! Brado Retumbante, por mais superficialmente que toque na questão de fundo - a corrupção -, estará prestando um serviço à nação.

CRUZADA

A minissérie mostrará ao povo brasileiro que nosso País precisa passar - urgentemente - por uma cruzada moral e ética.

Nenhum comentário: