A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
DEPUTADÔMETRO
Ranking polêmico sai do ar. A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) decidiu, ontem, tirar do ar o polêmico ranking do Deputadômetro. NATÁLIA VIANA, DIÁRIO CATARINENSE, 19/08/2011
A iniciativa, que se propõe a avaliar o desempenho dos parlamentares, causou revolta entre os deputados estaduais. Segundo nota oficial da Facisc, a suspensão do ranking será temporária e, durante este período, o site (www.deputadometro.com.br) continua no ar.
O presidente da Federação, Alaor Tissot, diz que a entidade optou pela retirada por alguns dias para avaliar alguns pontos levantados pelos deputados. Inicialmente, o ranking levava em conta itens como presença dos parlamentares em plenário, participação nas comissões, apresentação de projetos e projetos aprovados.
Os critérios foram criticados pelos deputados, que destacaram, entre outros pontos, que nem todos participam de comissões e do excessivo peso dado ao número de projetos apresentados, sem a avaliação do mérito das propostas.
– Se eles (deputados) acham que alguns critérios são injustos nos cabe reavaliar, pois nosso objetivo é ajudar os parlamentares e não criticá-los sem motivo – diz Tissot.
Intenção de entidade é acompanhar desempenho
De acordo com o presidente, a intenção da Facisc com o site é acompanhar os trabalhos da Assembleia Legislativa. Mas a reação dos deputados estaduais foi imediata. Depois de se revezarem na tribuna, na quarta-feira, durante a apresentação do projeto, os deputados voltaram ao tema na sessão de ontem.
Um dos mais exaltados era o líder de governo, Elizeu Mattos (PMDB), que classificou o Deputadômetro como “desinformado e pejorativo”.
– (A Facisc) quer colocar os deputados na parede para aprovar projetos de interesse do segmento A, B ou C. Entrarei na Justiça, vou questionar o amparo jurídico desta iniciativa – destacou Mattos.
Na quarta-feira, Tissot foi à AL apresentar a iniciativa aos deputados. Além do ranking de desempenho e de informações sobre presença e projetos protocolados, o site da Facisc apresenta dados como as declaração de bens, trajetória política de cada um, e o tempo de filiação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário