A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

CRITICAR E COBRAR SÃO DIREITOS FUNDAMENTAIS


 BEATRIZ FAGUNDES, O SUL

Porto Alegre, Quarta-feira, 20 de Junho de 2012.

As necessidades da população transcendem o troca-troca diário entre os líderes partidários.

Criticar e cobrar são um direito fundamental dos eleitores contribuintes satisfeitos ou não com os políticos de plantão. Nossa responsabilidade inclui a possibilidade de resposta dos administradores às críticas e por essa razão democrática a resposta da prefeitura ocupará espaço nobre na nossa coluna de hoje: "A prefeitura, com o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), varre as ruas do Centro Histórico 24 horas por dia em três turnos, com 60 funcionários durante o dia, 55 nas horas intermediárias e 25 na madrugada". Ajuda na limpeza e na colocação, desde 2008, de milhares de papeleiras (lixeirinhas) no bairro. Lavam, diariamente, pontos como o viaduto Otávio Rocha, todos os terminais de ônibus, o entorno do Camelódromo e, duas vezes por dia, o entorno do Mercado Público. Para terminar com montanhas de sacos de lixo nas calçadas, o DMLU instalou, em julho de 2011, centenas de contêineres para descarte de lixo orgânico. As ações de animais e do tempo (chuva e vento) deixaram de espalhar lixo rumo aos bueiros. Todos os contêineres da cidade são lavados, por dentro e por fora, a cada duas semanas. Alguns ficam com cheiro mais forte porque há quem despeje restos de comida em grande quantidade, o que não é permitido por lei, e descartam o lixo orgânico direto, sem acondicionamento. O cheiro só é sentido quando a tampa é levantada".

"O fechamento dos contêineres não permite seu vazamento. A implantação dos contêineres (para lixo orgânico) fez com que os moradores do Centro Histórico passassem a separar melhor o seu lixo, aumentando a quantidade de lixo seco. A coleta seletiva foi reforçada no bairro. Hoje, o Centro Histórico tem coleta seletiva três vezes por semana. A coleta do lixo nos contêineres é diária. Além da limpeza, a prefeitura faz outras intervenções em espaços públicos do Centro Histórico. Construiu o Camelódromo, retirando todos os camelôs e abrindo espaço na Praça XV, realizou reformas e revitalizações, ou estão em andamento essas ações, nas praças da Alfândega, Revolução Farroupilha, Otávio Rocha e Daltro Filho. Projetou a Orla do Guaíba, que começa pelo Centro Histórico e cuja licitação será lançada nas próximas semanas, mais de 30 imóveis históricos foram recuperados e, com o governo do Estado, participa do projeto Cais Mauá."

"Há indicadores da melhoria na qualidade de vida no Centro. Esse bairro, conforme o último censo do IBGE (2001 a 2010) experimentou um crescimento da população em 6,2 %, contra o crescimento de 3,3% para toda a Capital e até negativo em alguns bairros, como Moinhos de Vento. Mesmo com esse crescimento, a Brigada Militar relata uma queda de 50% da criminalidade no Centro de 2007 até hoje e houve valorização imobiliária nas vendas e aluguéis." Assinado: Vitor Paz, da Coordenação do Núcleo Rádio e TV Web da Prefeitura de Porto Alegre." Pessoalmente, coloco em dúvida algumas afirmações. Mas, só quem pode afirmar quanto a qualquer coisa são os moradores das áreas determinadas. O que fica claro é que as necessidades da população transcendem o troca-troca diário entre os líderes partidários. Os eleitores estão, suponho, mais atentos, e as coligações esdrúxulas e acertos absolutamente pragmáticos fazem parte de um novo pacote do ano de 2012. Temos três candidatos à Prefeitura de Porto Alegre com alguma condição de vencer o pleito: Fortunati, Manuela e Vilaverde. Dois estão disparados nas pesquisas. Quem vencerá a eleição? A conferir!

Nenhum comentário: