A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

DO TECLADO ÀS RUAS


Basta à corrupção marca o feriado. Organização de manifestações por meio de redes sociais mobilizou cidadãos comuns, que pregam honestidade na política - VIVIAN EICHLER, ZERO HORA 08/09/2011

Sem a estrutura de sindicatos ou o know-how de entidades tarimbadas em reunir multidões, internautas provaram ontem que são capazes de se articular de forma espontânea, motivados apenas pela indignação. No 7 de Setembro, a revolta contra a corrupção generalizada extrapolou o ambiente virtual dos blogs e ganhou as ruas.

Os protestos mais vistosos ocorreram em Brasília e em São Paulo, com dezenas de milhares de participantes. Em Porto Alegre, a principal passeata ocorreu pela manhã. Se no início, durante a concentração, o grupo não somava nem 10% dos mais de 7 mil que confirmaram presença pelo Facebook, ao longo da caminhada o número de participantes parece ter ao menos triplicado. Não houve contagem oficial ou lista de presença.

Com faixas e cartazes – a maioria de produção caseira – e os rostos pintados, os manifestantes passaram pela Avenida Loureiro da Silva logo ao término do desfile oficial. A aposentada Tereza Tapia, 60 anos, recebeu o convite por e-mail para o protesto e arrastou a irmã Natália Müller, 66 anos, para a avenida. Tereza simboliza o perfil dos manifestantes de ontem.

– Sou apenas uma cidadã indignada – define-se.

A promessa é de não deixar espírito morrer

Apesar de um princípio de tumulto quando a Brigada Militar e a Polícia do Exército retardaram por minutos a marcha, o protesto seguiu de forma pacífica. Não se viu bandeiras de partidos políticos. Em coro, a massa entoava: “Vem, vem, vem com a gente. Queremos um futuro diferente”.

A produtora de eventos Marta Schertel, 59 anos, segurava uma vassoura como se fosse estandarte. Por iniciativa própria, montou uma página no Facebook, a Faxina Geral. Como conseguiu poucas adesões, vinculou sua iniciativa à página do Caras Pintadas Contra a Corrupção – blog que em poucas semanas se espalhou pelo país e se transformou em um dos aglutinadores de ontem.

– Tinha certeza que viria um monte de gente porque ninguém aguenta mais – disse, enquanto marchava ao lado do marido, Diki Schertel, 63.

Um grupo de 50 moradores de Canoas – alguns que só se conheciam pela internet – combinou encontro pelo Facebook em uma estação de trem e chegou junto à manifestação. À passeata, juntaram-se jovens com narizes de palhaço e até mãe com bebê de colo.

O presidente da OAB, Claudio Lamachia, uma das poucas figuras públicas presentes, extravasou:

– Que coisa linda, que coisa linda! – exclamava depois de acompanhar o coro “ÔÔ Palocci, agora eu sei, tu és amigo da turminha do Sarney”.

À tarde, após a caminhada, a OAB reuniu autoridades, entre elas os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Ana Amélia Lemos (PP-RS) e o arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus, e dezenas de entidades que lançaram o site www.agorachega.org.br. No ato, os participantes se comprometeram em não deixar o espírito de combate à corrupção morrer.


Daqui para frente

- Novos protestos estão sendo articulados pela internet para o dia 20 de setembro.

- Começam a ser preparados encontros virtuais para discutir o tema da corrupção.

- Mobilizações para que o Congresso acabe com o sigilo nas votações e transforme corrupção em crime hediondo.

- Em Porto Alegre, a OAB e dezenas de entidades lançaram o site www.agorachega.org.br, que terá, entre outras ferramentas, o monitoramento de escândalos e espaço para sugestões de leis de iniciativa popular.

- Essas entidades se comprometem a lutar, por exemplo, pela: punição de corruptos e corruptores; aplicação da Lei da Ficha Limpa; redução do número de cargos em comissão; revisão dos critérios do foro privilegiado; promoção das reformas política e tributária e revisão dos critérios de distribuição de emendas parlamentares individuais.


DO TECLADO ÀS RUAS. Milhares protestam, mas autoridades não veem


Milhares de pessoas participaram de uma Marcha Contra a Corrupção ontem, em Brasília. A manifestação ocorria paralelamente ao desfile oficial de 7 de setembro, mas as autoridades – incluindo a presidente Dilma Rousseff – não ouviram nem viram os protestos, reservados por tapumes. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, classificaram o ato como “legítimo” e “ocorrência natural em uma democracia”.

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, cuja pasta foi um dos alvos da “faxina” e dos manifestantes, esquivou-se de falar sobre o protesto, alegando que “não viu nada”. Passos disse que não estava constrangido com a manifestação.

Nenhum comentário: