A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

FLORIPA NAS RUAS CONTRA A CORRUPÇÃO


FERIADO DE PROTESTOS. Do virtual ao mundo real. Em Florianópolis e outras capitais, manifestantes mobilizados via redes sociais da internet saíram às ruas contra a corrupção - FRANCINE CADORE, DIÁRIO CATARINENSE, 08/09/2011

Quando o objetivo é protestar contra a corrupção, ficar quase duas horas abaixo de chuva não é empecilho. Que digam as cerca de 80 pessoas que compareceram à Beira-Mar Norte, em Florianópolis, na tarde de ontem, nas mobilizações #NasRuas e #Dia do Basta. Com guarda-chuvas, capas plásticas, faixas e cartazes, os manifestantes “varreram” a corrupção da avenida.

Alguns carregavam bandeiras do Brasil e tinham os rostos pintados com as cores verde e amarelo. O público foi democrático: pessoas de todas as idades acompanharam a mobilização, organizada pela internet, por meio das mídias sociais.

Uma faixa, feita na hora da mobilização, chamou a atenção. Com 30 metros quadrados e com a inscrição #ForaCorrupção, os manifestantes deixaram o seu “carimbo”, ao pintar a mão e marcar o símbolo “curtir” no tecido. Houve ainda uma faxina simbólica, com vassouras e sabão em pó.

O aposentado mineiro Mário Chapuis, 63 anos, que mora há mais de 20 anos em Florianópolis, ficou sabendo pelo jornal que ocorreria um protesto contra a corrupção. Mesmo com o tempo fechado, não teve dúvida em sair de casa em pleno feriado. Disse que participou do protesto pela neta de quatro meses.

A mobilização contou com o apoio do promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, idealizador da campanha O que você tem a ver com a corrupção?. Para ele, mobilizações populares são o único caminho para começar a pressionar políticos e instituições. Ele diz que as mídias sociais tiveram um papel fundamental para disseminar a ideia e aumentar a adesão.

Para um dos organizadores, o analista de negócios e estudante de Economia Bruno Negri, 22 anos, o fato de o protesto ter ocorrido mesmo em um dia chuvoso e frio mostrou a “força” da vontade de ter um país mais justo e honesto.

Em Joinville, apenas 13 pessoas foram até o Shopping Mueller às 13h30min para se manifestar contra os escândalos envolvendo políticos. Com o baixo número de participantes, não houve marcha. Mas isso não desanimou os integrantes que, juntos, planejaram um outro evento, em data a ser divulgada, para realizar a primeira Marcha contra a Corrupção.

Em Jaraguá do Sul, o protesto foi cancelado por causa do mau tempo.

Nenhum comentário: