A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA GAÚCHA EM DEFESA DA ÉTICA E DA MORALIDADE



Agora Chega: Centenas de representantes da sociedade civil organizada participam de ato público em defesa da ética e da moralidade - Portal do Agora Chega. 07/09/2011


No Portal www.agorachega.org.br, que foi lançado na sede da OAB/RS, na tarde desta quarta-feira (07), é possível manifestar apoio a projetos de lei e propostas de iniciativa popular que auxiliem no combate a corrupção e na transparência da gestão pública.

Após participar da marcha contra a corrupção e a impunidade que mobilizou milhares de participantes, a Ordem gaúcha sediou, na tarde desta quarta-feira (07), o ato público em defesa da ética e da moralidade na administração pública. Veja a matéria da marcha, clicando aqui.

A mobilização é resultado do engajamento da própria cidadania, por meio de representantes de entidades, sindicatos e da sociedade civil organizada, que estiveram presentes no ato irmanados pela iniciativa.

Ao abrir o evento, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, afirmou que, "se no passado a sociedade tinha como inimigo o totalitarismo, hoje a missão é a de aperfeiçoar e fortalecer a democracia alcançada pela geração anterior".

Logo após a abertura, foi lido o manifesto da sociedade em defesa da ética na política e da moralidade na administração pública, que foi subscrito pelas centenas de entidades que participaram do ato. Confira a íntegra do documento, clicando aqui.

Portal Agora Chega

Com a participação de centenas de pessoas, que superlotaram a Sala de Sessões do Conselho Pleno da OAB/RS e o Auditório Guilherme Schultz Filho, o dirigente realizou o lançamento do portal do movimento Agora Chega.

O Agora Chega é composto por entidades e representantes da sociedade civil organizada e foi formado com o intuito de fomentar a mobilização para a luta contra um dos maiores problemas do Brasil. Participe, acompanhe, divulgue.

No seu portal www.agorachega.org.br, é possível manifestar apoio a projetos de lei e propostas de iniciativa popular que auxiliem no combate a corrupção e na transparência da gestão pública. Também é possível contribuir, opinar e sugerir medidas que auxiliem o desenvolvimento da causa e as boas práticas na administração pública.

O portal disponibiliza, ainda, acesso ao Observatório da Corrupção, lançado no último mês pelo Conselho Federal da OAB, além de uma longa lista de escândalos ocorridos desde 2009 no Congresso Nacional – ideal para que a memória do cidadão seja constantemente estimulada.

No momento da apresentação do Agora Chega, o site já contava com mais de 1200 acessos simultâneos.

Manifestações

O arcebisbo metropolitano de POA, dom Dadeus Grings, afirmou que "toda a nação quer fazer essa limpeza para não sermos mais o País campeão da corrupção, mas, sim, nos tornarmos um modelo de ética na política para o mundo".

O presidente da Associação Riograndense de Imprensa, Ercy Pereira Torma, destacou que "precisamos impedir que este sistema de corrupção se alastre, por isso, estamos chamando todos pela luta que aqui se inicia em favor da moralidade e da ética na política".

Representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Remídio José Bohn salientou que "temos a necessidade de colaborar para uma sociedade justa e fraterna".

O senador Pedro Simon enfatizou que "o grande mal do Brasil é a impunidade! Somos o único País em que o corrupto não vai para a prisão. Essa convocação da sociedade não vai parar por aqui, pois precisamos acabar com a impunidade e corrupção. Vamos transformar esta luta em uma grande realidade".

Por sua vez, a senadora Ana Amélia Lemos alertou que "no Brasil, em 20 anos somente dois casos de corrupção foram punidos. A corrupção corrói o dinheiro público que por sua vez falta para educação, saúde e segurança. Não precisamos que aumentem nossos impostos, e sim que este País tenha moralidade e ética!".

Em nome do Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas do RS, Flávio Koch registrou que as instituições devem dar todo o apoio a este movimento "em busca da ética na administração pública".

O presidente da Associação dos Juízes do RS, João Ricardo dos Santos Costa, mencionou que "os magistrados não suportam mais esta impunidade em nosso País. Queremos reagir e virar essa página da nossa e por isso a magistratura esta esperançosa com este movimento".

Já o presidente da Associação dos Juízes Federais do RS, José Francisco Andreotti Spizzirri, disparou que "somos dependentes da corrupção, do analfabetismo, da miséria e muito nos impende ainda de alcançarmos a máxima independência. Que este ato represente o segundo grito de independência em nosso País".

Em sua fala, o presidente da Associação Procuradores do Estado do RS, Telmo Lemos Filho apontou que "não vamos nos entregar, pois estamos construindo uma saída contra a corrupção".

O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio), Luiz Carlos Bohn, destacou "temos que tornar transparente o que está acontecendo e mostrar que somos contra a corrupção e impunidade neste País".

Encerrando as manifestações o presidente da Associação do Ministério Público do RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, afirmou que "o MPRS não poderia se furtar a se irmanar a sociedade brasileira, pois temos o dever de velar pelos interesses dos cidadãos".

Presenças

Estavam presentes no ato a diretoria da OAB/RS, CAA/RS, conselheiros federais e estaduais; dirigentes das subseções de São Leopoldo, Esteio e Santa Cruz do Sul; deputados federais, deputados estaduais e vereadores.

Além da OAB/RS, ARI, CNBB, Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas do RS, Ajuris, Ajufergs, Apergs, Fecomércio e AMP/RS, estiveram presentes ainda as seguintes entidades:

Grande Loja Maçônica do RS; Grande Oriente do RS; Comitê de Controle Social; Federasul; Cremers; Agadie; FAMURS; CRN/RS;Sindicato dos Advogados do RS; CRC; Sindifisco; Instituto dos Advogados do Mercosul;IEGE; CEAPE;APMPA; Fórum de Defesa do Consumidor; AGETRA; SINDIBERF; Federação das santas Casas do RS; CONRERP; CRB 10; CREA/RS; CREFONO; SINDILOJAS; SIMERS; SINAPERS; SINDISAUDE; AFISVEC; Instituto Chega de Violência; SINDICONTA; SINSERCON/RS; DCE/PUC-RS.

Nenhum comentário: