A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PROTESTOS NO DIA DA INDEPENDÊNCIA NÃO CONSTRANGEM POLÍTICOS

Sem embaraços. Políticos elogiam atos contra a corrupção e negam constrangimento - 07/09/2011 às 22h36m; O Globo

BRASÍLIA - Titular do Ministério dos Transportes, primeiro alvo da atual onda de denúncias de corrupção no governo, o ministro Paulo Sérgio Passos disse que não se sentiu atingido pelas manifestações.

- Não me sinto constrangido. Todas as questões estão superadas. Há processos administrativos e disciplinares em curso. Estamos trabalhando - disse, lembrando que a direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o órgão mais castigado pelas denúncias, já foi reconstituída, e que a direção da Valec, também acusada de corrupção, será mudada. - Estamos voltando à normalidade. É o que o país espera.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que também assistiu aos desfiles, viu no protesto um marco da democracia.

- Acho normal. Eu mesmo já fui a várias manifestações no 7 de Setembro. Não é novidade.

Sobre a barreira de segurança que impediu que autoridades vissem os protestos, afirmou:
- Não é o fato de enxergarmos ou não (o protesto). Sabemos da existência da marcha, é importante para a democracia brasileira, e precisamos apoiar manifestações dessa natureza.

Ele disse que o protesto não causa embaraço ao governo e que o Planalto tem enfrentado a corrupção e não é de hoje:

- Não tem constrangimento. Pelo contrário: reforça a política que o governo tem feito nestes últimos anos de combate à corrupção.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Políticos só temem URNAS DE VOTAÇÃO, VAIA EM SOLENIDADES, DENÚNCIA E AÇÃO COATIVA DA JUSTIÇA, nesta ordem de prioridade. De resto, eles se lixam para a opinião pública. No Brasil as urnas de votação tem premiado o assistencialismo e compra da votos; as vaias em solenidades estão adormecidas pelo sentimento de impotência e falta de solidariedade; as denúncias pipocam na mídia sem qualquer efeito nas urnas; e a justiça é mais morosa que tartaruga e tão mansa que não pune políticos com mandato.

Mesmo assim, não se pode esmorecer e a busca por uma mobilização de massa indignada cada vez maior pode derrubar a arrogância dos parlamentares, o descompromisso da justiça e esta constituição esdrúxula que vigora no Brasil.

Nenhum comentário: