A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

VASSOURAS CARIOCAS



Protesto contra corrupção nas areias de Copacabana - ZERO HORA 20/09/2011


Um dos principais cartões-postais do Rio, a praia de Copacabana amanheceu ontem com 594 vassouras pintadas de verde e amarelo fixadas na areia. A manifestação foi produzida pela organização não governamental Rio de Paz e tinha como objetivo apelar ao Congresso para ajudar a “varrer a corrupção do Brasil”, conforme explicou cartaz exposto no local. A quantidade de vassouras fixadas na manifestação da Rio de Paz representa o número de congressistas: 513 deputados e 81 senadores. Para o presidente da ONG, Antonio Carlos Costa, o trabalho de combate à corrupção tem que começar no Congresso.

– A ideia não é enxovalhar a instituição, que é muito importante para a democracia. É verdade que hoje não é difícil contar o número de parlamentares lúcidos e corretos, mas o Congresso tem de dar o exemplo – afirmou Costa, cuja ONG tem como objetivo principal a luta pela redução no número de homicídios no país.

– É importante ficar claro que o produto final da corrupção é a morte. O dinheiro é desviado muitas vezes de hospitais, escolas, obras de infraestrutura – argumentou o presidente da ONG.

O uso da vassoura como símbolo anticorrupção não é novo. Na campanha eleitoral de 1960, o candidato presidencial Jânio Quadros e seus apoiadores muniram-se de vassouras para protestar contra o populismo na época.

Nenhum comentário: