A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CHILE USA LEI DE SEGURANÇA PARA CONTER MANIFESTAÇÕES


PROTESTOS SEM FIM. A medida do governo Piñera criminaliza situações que não eram considerados delitos, como greve - ZERO HORA 19/10/2011

O governo chileno decidiu ontem invocar a Lei de Segurança do Estado contra os estudantes que incendiaram um ônibus no centro da capital do país. A manifestação marca o início da jornada de 48 horas de protestos convocada pela Confederação de Estudantes do Chile.

A lei de caráter excepcional criminaliza situações que, normalmente, não teriam caráter de delito, como greve de servidores. No caso dos encapuzados que incendiaram o ônibus, ela deverá amplificar a gravidade da ação.

O ônibus da Transantiago foi incendiado nas proximidades da Faculdade de Humanidades da Universidade. Apenas o motorista teve ferimentos leves; os passageiros saíram ilesos. Os manifestantes ainda armaram barricadas em mais de 10 pontos da capital, incendiando lixo e pneus, o que paralisou o trânsito em vários trechos no horário de pico.

Os confrontos com a polícia continuaram pela tarde, e um fotógrafo da agência France Presse foi detido quando registrava a prisão de um manifestante. Esta será a primeira vez que o governo Piñera invoca a Lei de Segurança contra envolvidos nos protestos estudantis, que já duram cinco meses.

Em janeiro, no entanto, a decisão foi tomada para “resguardar a ordem pública” na região de Magalhães, onde manifestantes bloquearam estradas por uma semana devido ao aumento de 16,8% no preço do gás natural.

A paralisação e os protestos, que têm o apoio de 70 organizações, entre elas a Central Unitária dos Trabalhadores e o Colégio de Professores.

A sequência de protestos afetou também o Exército chileno. O governo convocou, também na terça-feira, cerca de 57 mil jovens de 18 anos para se apresentar, em até um mês, para uma avaliação dos deveres com o serviço militar no país. Servir é obrigatório no Chile, mas normalmente há voluntários suficiente para preencher as vagas, as manifestações reduziram o número. Para os estudantes, é uma estratégia das autoridades cujo objetivo é enfraquecer o movimento. Mais de 11 mil vagas precisam ser preenchidas.

Um comentário:

Para Glória de Jesus Cristo disse...

Bom dia.

Uma passagem das Escrituras, sem motivo especifico para ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia as Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso Ser.
Epistola 1ª JOÃO 4

4 Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
5 Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.
6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.
7 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
9 Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
10 Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
11 Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
12 Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
13 Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
14 E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.

Abraços
Jesus Cristo te Ama,
Ele é o Caminho; e a Verdade e a Vida.