A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

MARCHAS CONTRA A CORRUPÇÃO MARCAM O DIA DA PADROEIRA


Manifestação. Marchas contra a corrupção acontecem em várias cidades brasileiras no feriado de 12 de outubro - 12/10/2011 às 11h44m; Fábio Fabrini, Evandro Éboli, Carolina Benevides, Tatiana Farah, Letícia Lins, Naira Hofmeister e Marcus Vinicius Gomes


BRASÍLIA, RIO, SÃO PAULO, RECIFE, SALVADOR, CURITIBA e PORTO ALEGRE - Organizadas pelas redes socias, manifestações em 18 estados levaram milhares de brasileiros a protestar contra a corrupção. Nesta quarta-feira, em Brasília, uma passeata do Movimento Brasil Contra a Corrupção percorreu a Esplanada dos Ministérios e chegou em frente ao Congresso, onde os manifestantes cantaram o Hino Nacional. A Polícia Militar estimou que 20 mil pessoas participaram do protesto. Nos outros estados, o número foi menor: no Rio, segundo a Polícia Militar, cerca de 2 mil foram às ruas em Copacabana; em São Paulo,de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), 1 mil; em Recife, segundo a PM, 800; em Salvador, também segunda a PM, 600; em Curitiba, segundo organizadores, 300; e em Porto Alegre, 50.

- O diferencial é que este é um movimento do povo sem vinculações com sindicatos ou partidos. A UNE (União Nacional dos Estudantes) nem nos procurou porque está comprada pelo PT - comentou a organizadora do evento em Brasília, Daniela Kalil, de 32 anos, corretora de imóveis.

No Distrito Federal, os manifestantes contaram com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades, porém sem vinculação político partidário. Os advogados foram vestidos com camisetas pedindo a manutenção dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para investigar juízes. Entre eles, está o ministro do conselho Jefferson Kravchinchin, que preferiu não dar entrevista.

Embora o movimento tenha panfletado nas cidades-satélites do DF, a maior parte do público é da classe média de Brasília. Na manifestação realizada em Sete de Setembro, 25 mil pessoas participaram da marcha .

Além de faixas que lembraram vários casos que indignaram a opinião pública nos últimos anos, desta vez os manifestantes levaram à Esplanada uma enorme pizza para representar o engavetamento de casos de corrupção. Segundo a PM, não houve nenhum contratempo durante o protesto.

Em Copacabana, crianças pintam vassouras

A marcha Todos Juntos Contra a Corrupção e a Impunidade, convocada pelo Movimento 31 de julho, reuniu os cariocas descontentes na Praia de Copacabana. Os manifestantes caminharam do Posto 4 até a Avenida Princesa Isabel, onde um grupo de crianças da Favela de Manguinhos pintava vassouras de verde e amarelo.

Carregando vassouras e faixas que pediam o fim do voto secreto, do foro privilegiado e da impunidade, os manifestantes cantaram por duas vezes o hino nacional, fizeram um minuto de silêncio em memória à juíza Patricia Acioli, assassinada na porta de casa em agosto, e pediram que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) continue tendo o poder de investigar magistrados. A próxima marcha está programada para 15 de novembro, e deve acontecer na Praça XV ou na Cinelândia.

Maçons participam da marcha contra a corrupção em São Paulo

Acompanhadas de longe pela Polícia, manifestantes ocuparam o vão livre do Masp e um trecho da Avenida Paulista, em São Paulo, para protestar contra a corrupção. Se na internet e nas redes sociais a maioria dos manifestantes é formada por jovens, no protesto do 'mundo real' há uma mescla de jovens e adultos, uma grande parte deles oriunda da maçonaria. Os maçons se organizaram com camisetas brancas, mas muitos deles com o tradicional terno preto de eventos especiais.

- Este é um movimento de maçons indignados - afirma Marcio Zalma, comerciante e um dos organizadores do protesto maçônico.

Sobre a participação na maçonaria do ex-governador Joaquim Roriz, acusado de corrupção, Zalma disse que os maçons paulistas defenderam a expulsão do político.

- A questão aqui é moral. Ninguém pode responder pelo ato de ninguém - disse Zalma.
Nos cartazes e nos dizeres dos manifestantes sobrou para todos os políticos. Há desde o "Fora Sarney","Paulo Maluf para fora do Brasil" até o " Fora Kassab".

Enquanto os manifestantes se preocupavam em mostrar as frases, um grupo de punks chegou ao local do protesto e deles jogou uma pedra numa porta de vidro de uma lanchonete do McDonald's. O vândalo acabou sendo detido pela Polícia Militar. Cerca de 30 punks estavam de passagem pela Avenida Paulista.

Em Recife, confusão com deputado

Com apitos, nariz de palhaço, faixas e palavras de ordem - como "cansei de ser roubado, ficha limpa aprovado" ou " voto secreto não, mostra a cara do ladrão" - e tendo como sistema de som apenas um megafone, centenas de pessoas ocuparam nesta quarta-feira a principal avenida da praia de Boa Viagem , na chamada Marcha Contra a Corrupção. A Polícia Militar calculou em 800 a quantidade de manifestantes.

Eles fizeram uma concentração em um dos recantos mais populares do bairro (o terminal) e saíram em caminhada até o edifício Acaiaca, um dos pontos de encontro da classe média alta que frequenta a beira-mar. A caminhada transcorreu sem problemas, por uma extensão de dois quilômetros, mas terminou dividida, devido ao deputado federal Paulo Rubem (PDT-PE), cuja presença foi repudiada pelos organizadores do protesto.

Vestindo uma camisa do MST, o deputado começou a ser hostilizado pelos manifestantes. Ele chegou a distribuir folhetos dando conta de iniciativas da Câmara contra a corrupção.

Estudantes organizam ato em Salvador

Em Salvador, cerca de 600 pessos, segundo cálculo da PM, participaram do ato anticorrupção. Concentrados na orla da cidade, seguiram até o Palácio de Ondina, rsidência oficial do governador Jaques Wagner. Tendo na linha de frente estudantes secundaristas de escolas particulares da capital baiana, o protesto definido como apartidário mobilizou a atenção das famílias que aproveitaram o feriado para ir à praia ou ao Jardim Zoológico. Os estudantes contaram com o apoio de organizações da sociedade civil como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que ajudou a custear o carro de som usado no protesto.

- Queremos mobilizar a sociedade e fazer com que o povo tenha uma participação política mais ativa, lutando contra a corrupção - destacou o universitário Daniel Santana, criador da comunidade Nas Ruas Bahia no Facebook.

Curitiba reúne 300 contra corrupção no país

Cerca de 300 pessoas participaram da Marcha Contra a Corrupção, em Curitiba. A concentração ocorreu por volta das 14h na praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná e seguiu para a Boca Maldita, tradicional centro de protestos políticos na capital.

Durante a caminhada, os manifestastes carregaram faixas e bandeiras e gritaram palavras de ordens contra a corrupção ("Congresso Nacional. Ou vai por bem, ou vai por mal") e também contra as altas taxas de tributação no país ("Mão para o alto que o imposto é assalto").

Uma das líderes da marcha, a jornalista e hoje dona de casa Maria de Fátima Mazanek Santos, 56 anos, definiu o caráter do movimento:

- Nós não somos comprometidos com ninguém, a não ser com a nossa vergonha na cara - afirmou.

Apesar dos organizadores da marcha ressaltarem o caráter suprapartidário do protesto, foram distribuídos adesivos com a inscrição "fora corruptos", em que a letras PT eram destacadas em vermelho.

Para Maria de Fátima, quando se trata de um protesto contra a corrupção, é impossível não vincular o governo ao partido que o repesenta.

- Queira ou não, eles (o PT) representam o poder e tudo o que a marcha contra corrupção abomina. Mas se não fosse o PT seria outro partido. O que apodreceu é a forma de governar.

Em Porto Alegre, vento forte e pouca adesão

Na capital do Rio Grande do Sul o clima pouco convidativo desta quarta afastou muitos manifestantes do protesto ocorrido no Parque Farroupilha. O céu nublado e as rajadas de vento que levantavam poeira, entretanto, não impediram que cerca de cinquenta "indignados" se reunissem diante do Monumento ao Expedicionário portando camisetas, cartazes e faixas com dizeres do 'Movimento Apartidário de Conscientização Popular Contra a Corrupção', segundo constava nos folhetos distribuídos.

- É um grupo composto por mais de cem entidades e tem como principais bandeiras a validade da Lei da Ficha Limpa para todos os servidores públicos, o fim do voto secreto no Congresso Nacional e a classificação da corrupção como crime hediondo - explicou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Leopoldo, João Cláudio da Silva.

Foi o protesto mais tímido que ocorreu em Porto Alegre desde a primeira convocação através das redes sociais. Nos dois desfiles cívico-militares de setembro (no dia 7, o da Independência do Brasil, e no dia 20, a revolução Farroupilha), foram centenas de manifestantes.

Presidente da CNBB defende participação da população para combater a corrupção
O presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, afirmou nesta quarta-feira, depois da celebração da missa solene em homenagem à padroeira do Brasil , em Aparecida (SP), que a população deve acompanhar o trabalho dos governantes para ajudar a combater a corrupção. Cerca de 130 mil pessoas passaram pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida nesta quarta-feira.

- Nós defendemos que a população deve acompanhar os nossos homens públicos, sejam do Executivo, sejam do Legislativo, para que exerçam um governo a serviço do bem comum, não de interesses pessoais ou de grupos. Sempre que há uma participação da população nesse sentido de acompanhamento e fiscalização é muito bem-vinda - afirmou Damasceno, que é cardeal arcebispo de Aparecida, ao ser perguntado sobre as manifestações da população contra a corrupção.

O presidente do CNBB cobrou rigor nas investigações de escândalos e acrescentou ainda que os ocupantes de cargos públicos adquirem "responsabilidade de usar os recursos (do governo), que não são seus, mas são do povo, em benefício da própria população".

- A CNBB se manifestou através de várias notas contra a corrupção. Pede-se que, quando há denúncia de corrupção, sejam investigadas para apurar se existem responsáveis ou não. E uma vez concluída a responsabilidade, que sejam evidentemente punidos.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Bela a frase da jornalista e hoje dona de casa Maria de Fátima Mazanek Santos, 56 anos, que "definiu o caráter do movimento":

"Nós não somos comprometidos com ninguém, a não ser com a nossa vergonha na cara."

12 de outubro - O dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida era comemorado em 8 de dezembro desde que, em 1928, o papa Pio XI a declarou padroeira do Brasil, mas a partir de 1954, ela passou a ser homenageada em 12 de outubro, quando o governo brasileiro decretou esse como seu dia­ oficial. Neste dia comemoram-se mais duas datas: o Dia das Crianças e o Dia do Descobrimento da América. O feriado nacional, contudo, deve-se somente ao dia da padroeira.(http://pessoas.hsw.uol.com.br)

Nenhum comentário: