A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

VAQUINHA ONLINE MUNIU ATIVISTAS DE CARTAZES


ZERO HORA 26 de junho de 2013 | N° 17473

INICIATIVA PÚBLICA


Motivado pela mobilização popular, empresário listou reivindicações e buscou ajuda para confeccionar cartazes e os distribuiu na manifestação de segunda-feira, em Porto Alegre.

Debutante em protestos, o jovem empresário Fabiano de Oliveira Orrigo, 36 anos, ficou empolgado com o que viu em Porto Alegre na última quinta-feira, quando 30 mil pessoas tomaram conta das ruas decididas a lutar por inúmeras causas.

Ele não tinha dúvidas de que todos ali queriam a mesma coisa: um país melhor. Mas identificou na falta de foco um problema, que poderia enfraquecer o movimento. Foi então que resolveu arregaçar as mangas e dar a sua contribuição.

Após vasculhar as redes sociais, enumerou cinco razões para protestar:

1) Não à PEC 37;

2) Saída imediata de Renan Calheiros da presidência do Congresso;

3) Imediata investigação de irregularidades na Copa (pela PF e MPF);

4) Corrupção como crime hediondo;

5) Fim do foro privilegiado.

Debateu os itens com amigos e acionou outro, dono de uma gráfica, para que a impressão de 10 mil cartazes fosse feita a preço de custo. Uma amiga teve a ideia de arrecadar parte da verba necessária (R$ 4,6 mil) pela internet, num portal de vaquinhas online.

Quatro dias depois, no ato desta segunda-feira, a presença de milhares de cópias do cartaz deixou manifestantes intrigados. Alguns acusavam os autores de manipulação, afirmavam que o poder econômico estava puxando para um lado. Orrigo, que fazia a distribuição no protesto e também foi questionado sobre as intenções, esclarece:

– Não estou ganhando nada. Só estou feliz para caramba porque tenho uma filha de 11 meses e se der para melhorar as coisas para ela...

Na avaliação do empresário, não adianta “pedir saúde e educação”, quando a corrupção consome milhões dos cofres públicos todos os anos. Coincidentemente, no mesmo dia em que os cartazes foram carregados por mais de um terço dos manifestantes, segundo estimativa de Orrigo, um dos pleitos recebeu o aval da presidente Dilma Rousseff. Na abertura do encontro com governadores e prefeitos, na segunda-feira, em Brasília, a chefe do Executivo também defendeu maior rigor no combate à corrupção, transformando-a em crime hediondo. Ontem, os deputados atenderam à outra reivindicação listada pelo empresário em seus cartazes: a derrubada da PEC 37, que acabava com o poder de investigação do Ministério Público.

Segundo ele, pelo menos 30 pessoas, entre amigos, conhecidos e desconhecidos, fizeram doações. Apesar dos questionamentos, o grupo pretende se organizar melhor, via internet, e continuar investindo no foco. Para as próximas manifestações, a torcida é que as placas sejam aproveitadas, mas com itens riscados em vermelho.

CLEIDI PEREIRA

Nenhum comentário: