A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

VEM PRA RUA, NÃO PRA ESTRADA

ZERO HORA 26 de junho de 2013 | N° 17473

MARTHA MEDEIROS



Todos estão opinando sobre as manifestações que vêm ocorrendo no país. Tenho pouco a acrescentar: concordo que veio em boa hora esse alerta de que não somos tão acomodados, e ao mesmo tempo lamento que ignorantes promovam a destruição do patrimônio público e privado, desviando a atenção do que realmente importa nesses protestos.

Afora chover no molhado, venho sugerir uma reflexão sobre os locais de agrupamento. A rua sempre foi o lugar ideal para se manifestar: em grandes avenidas e praças, alcança-se o impacto pretendido. Com toda a população por testemunha, saímos a pé em direção à casa da presidente, dos governadores e dos prefeitos para dizer de viva voz que não toleramos mais a corrupção e o alto custo de vida. O trânsito de carros é redirecionado e ninguém perde sua liberdade de ir e vir. É legítimo e eficiente.

Mas interromper rodovias é outra coisa. Compreendo (sem apoiar) que moradores que vivam às margens de uma estrada a interrompam momentaneamente para chamar a atenção para o número excessivo de acidentes e atropelamentos que ali acontecem, exigindo melhor sinalização. É uma reivindicação relacionada diretamente ao local do protesto. Porém, no caso das manifestações de massa que clamam por direitos diversos, interromper as ligações de acesso à cidade é um ato de vandalismo também. É povo x povo. Não faz sentido.

Cidadãos trabalham e estudam em outras localidades, precisam trafegar entre os municípios, cumprir seus compromissos. Pessoas viajam para visitar parentes, realizar cursos, fazer consultas em hospitais: não é justo que fiquem presos por um longo tempo dentro de um veículo sem condições de conforto, higiene e alimentação. Há idosos ali, doentes, crianças, mulheres grávidas. Sem falar no transporte de carga, que fica impedido de abastecer nossas metrópoles. Interromper uma estrada é criar constrangimento e promover um prejuízo a quem, em vez de se aliar a nós, se torna uma vítima. Ela é penalizada da mesma forma que os donos dos estabelecimentos destruídos por vândalos.

Quando o povo se manifesta, ele faz em nome da liberdade também. A liberdade de escolher quais são suas causas, a liberdade de se unir com quem defende o mesmo que ele e de voltar para casa na hora que quiser, com segurança. A liberdade de gritar palavras de ordem, cantar o hino, levantar cartazes, usar as roupas que melhor traduzem sua indignação ou esperança, enfim, exercer plenamente sua cidadania. A maioria dos jovens está pensando no seu futuro, mas também construindo um passado: querem, daqui a 20 anos, se orgulhar de terem feito parte disso. Aderem ao movimento para, entre outras coisas, dar um sentido à própria vida. É um objetivo maior e mais nobre do que simplesmente aporrinhar por aporrinhar.

A rua é uma arquibancada democrática. Mas interromper a liberdade de deslocamento do outro é uma tirania que diminui o tamanho do gigante que acordou.



Nenhum comentário: