A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

sábado, 22 de junho de 2013

MANIFESTOS PELO BRASIL

ZERO HORA, 22/06/2013

REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE

- Houve manifestações em seis cidades: Cachoeirinha, Alvorada, Eldorado do Sul, Esteio, Guaíba e Sapucaia do Sul.

- Em Esteio, a BR-116 ficou trancada. Já a BR-290 teve interrupções em Eldorado do Sul, Guaíba e Cachoeirinha.

INTERIOR

- Moradores protestaram em Novo Hamburgo e Passo Fundo. Em Santa Cruz do Sul, além de ato na cidade, houve bloqueio da BR-471.

SITUAÇÃO PELO PAÍS

Novas mobilizações e repercussões dos protestos de quinta-feira foram destaque ontem em várias cidades. Confira os principais

CURITIBA (PR) - Sob chuva, 15 mil manifestantes foram às ruas. Houve quebra da porta e de janelas da prefeitura. Carros foram depredados e lixos, queimados. A PM usou bombas de efeito moral e balas de borracha. Vândalos saquearam uma farmácia.

BELO HORIZONTE (MG) - Na madrugada, caixas eletrônicos foram queimados. Na Região Metropolitana, a BR-040 foi interditada com entulhos e pneus. Um ônibus foi queimado. Também houve protesto na BR-381, que foi bloqueada. Ninguém ficou ferido.

FORTALEZA (CE) - Cerca de mil manifestantes protestaram contra a construção do Acquário Ceará e seguiram para a prefeitura. No caminho, ônibus foram apedrejados. Após manifestantes jogarem pedras e bombas contra a polícia, que reagiu, sete foram detidos, incluindo quatro adolescentes.

SANTO ANDRÉ (SP) - Houve confronto entre manifestantes e PM. Pelo menos cinco pessoas foram presas.

TERESINA (PI) - Manifestantes jogaram pedras contra a sede do governo estadual e a polícia. Não houve feridos.

CAMPINAS (SP) - A PM cercou a sede do governo para evitar invasão. Manifestantes atiraram pedras contra a polícia, que reagiu com bombas de efeito moral e balas de borracha. Pelo menos uma pessoa ficou ferida.

BELÉM (PA) - A gari Cleonice Vieira de Moraes, 54 anos, morreu após ter inalado gás lacrimogêneo lançado pela PM em confronto com manifestantes na quinta. Ela teve uma parada cardíaca e foi socorrida, mas não resistiu.

MACAPÁ (AP) - Após confrontos nos últimos dias, escolas amanheceram fechadas por medo de invasões.
RIBEIRÃO PRETO (SP) - A prefeitura decretou luto de três dias pela morte de Marcos Delefrate, 18 anos, enquanto participava de uma manifestação na quinta-feira.

BRASÍLIA (DF) - Depois de o Palácio Itamaraty virar alvo de vândalos na quinta-feira, 1,5 mil funcionários deram um abraço simbólico no prédio (foto) ontem. Com 60 vidraças quebradas, uma mesa destruída e paredes pichadas e chamuscadas, o palácio começou a ser restaurado. A PM deixou cerca de cem homens de prontidão no Congresso para prevenir tentativas de invasão. Câmara e Senado suspenderam as visitações até domingo. Não houve novas manifestações.

Nenhum comentário: