A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A PRIMAVERA BRASILEIRA


ZERO HORA 19 de junho de 2013 | N° 17466


VILMO LUIZ MEDEIROS*


Quem somos nós que saímos à rua?

Somos os brasileiros esquecidos, os que não são usuários do Bolsa Família, para os quais as migalhas do governo nada significam. Mas que seus descalabros, corrupção e insensibilidade afetam a ponto de se rebelar.

Em muitas cidades, não existe um novo hospital há mais de 40 anos. Nossos filhos e parentes morrem nos corredores dos hospitais esperando uma vaga na UTI. Nem os com plano de saúde têm chance de serem bem atendidos. Afinal, o governo só pensa nas eleições e as coaduna com práticas abusivas e desproporcionais. Porto Alegre tem a mesma estrutura hospitalar dos anos 70. Na periferia das grandes cidades, não existe infraestrutura compatível com a necessidade.

Não existe uma nova avenida há 50 anos ou se duplicaram algo é de algum projeto dos anos 70. No entanto, não falta verba para políticos fazerem abusos e muito menos falta para obras circenses.

Pão e circo funcionavam em Roma, e vamos fazer o possível para mudar isto, apesar do Bolsa Pão e da Copa do Mundo. Neste momento, o governo não vai conseguir abafar, pois não pode calar a imprensa do mundo todo presente aqui neste momento.

Não existe transporte público, porque este está loteado entre empresas que, ao invés de prestarem o serviço, investem nas campanhas políticas de quem deveria cobrar seus serviços, o prejudicado não reclamava.

Não existe segurança pública, a não ser para reprimir as manifestações contra o descalabro do governo. Se você ligar para polícia em uma ocorrência de extrema violência contra o cidadão, vai ouvir que não existe gente disponível para atender sua família, você está sozinho mas não pode se defender e ao mesmo tempo esta polícia está lá defendendo as vidraças do prédio público e espancando jornalistas e civis indefesos.

Nós queremos o MP investigando, queremos a Polícia Federal podendo livremente investigar o desvio de dinheiro público de políticos do partido do presidente da República, queremos o Judiciário livre de verdade e respeitado em suas decisões, queremos ver o dinheiro desviado voltar para os cofres públicos e se tornar hospitais, escolas e recursos para a segurança pública da sociedade, queremos ver políticos envolvidos em investigações de desvios com seus bens indisponíveis até o limite do desvio de acordo com a lei em vigor. Atualmente, a lei é para o cidadão, o político vive acima destas regras e, quando é pego, nada acontece com os políticos, somente com os laranjas e serviçais como Marcos Valério.

Somos obrigados a fazer seguro contra roubo de carros, casa, bens em geral, contratar empresas de segurança para obter um prejuízo menor do que o status estabelecido e ao mesmo tempo somos proibidos de nos defender, até de ter minimamente armas para defender nossa residência quando a polícia não vem (e sempre não vem) e, ainda, nada disso pode ser sequer descontado dos inúmeros impostos que pagamos, mesmo quando este dinheiro sabidamente é usado somente em interesses dos políticos.

Todos sabem desde muito que tudo que escrevo aqui é verdade, mas faltava uma gota d’água para o copo transbordar. Que venha a nossa “primavera brasileira”.

Brasil, verás que um filho teu não foge à luta!

Chega, acabou! Queremos política séria.

*ADMINISTRADOR DE EMPRESAS, MBA E FORMANDO EM DIREITO

Nenhum comentário: