A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

ATOS PELO PAÍS


ZERO HORA 21 de junho de 2013 | N° 17468

DIA DE TENSÃO

RECIFE VAI DAS CORES A PRISÕES
LUIZ ZINI PIRES | RECIFE

RECIFE - Uma multidão nas ruas – repleta de faixas e cartazes coloridos –, pelo menos 20 presos e um policial ferido. Esse foi o saldo dos protestos ontem em Recife, capital de Pernambuco.

A fila quilométrica tinha um destino só, a Praça Derby, no centro. Agrupados, barulhentos, coloridos e irreverentes, milhares protestaram. Os manifestantes – a maioria jovens – exibiam cartazes e vestiam chapéus, máscaras e até nariz de palhaço. Muitos abanavam para carros e pediam às pessoas para saírem dos apartamentos.

Apitos foram distribuídos aos participantes, que exibiam cartazes contra a Copa e pediam mais saúde, educação e ética na política. Um jovem foi detido após pichar um muro.

Membros de torcidas organizadas de clubes de futebol brigaram, mas a PM os afastou. Pelo menos 20 pessoas foram presas. Um policial foi esfaqueado no braço, mas sem gravidade. Cerca de 200 pessoas atacaram a prefeitura com rojões e pedras. Os vândalos escondiam o rosto sob camisas. A polícia usou gás lacrimogêneo e dispersou o grupo. Um dos manifestantes foi preso.

LUIZ ZINI PIRES | RECIFE

ATOS PELO PAÍS. Veja como foi a mobilização em outras cidades

RIBEIRÃO PRETO (SP) - Um manifestante morreu atropelado e pelo menos outros três ficaram feridos. Segundo testemunhas, um carro tentou furar o bloqueio e, como as pessoas não abriram caminho, o motorista arrancou em direção ao grupo.

BELÉM (PA) - Houve confronto e tentativa de invasão à prefeitura. A PM usou bombas de efeito moral. Manifestantes revidaram com pedras. Dois foram presos.

FLORIANÓPOLIS (SC) - A ocupação das pontes Colombo Machado Sales e Pedro Ivo interrompeu o acesso à cidade por duas horas.

CAMPO GRANDE (MS) - Manifestantes soltaram fogos e rojões, mas não houve conflitos.

FORTALEZA (CE) - Houve tentativa de invasão na sede do governo. Manifestantes apedrejaram PMs, que revidaram. Pelo menos 61 foram detidos.

MANAUS (AM) - Um ônibus foi depredado e outros dois queimados. Não houve feridos. Manifestantes apedrejaram a prefeitura. Alguns foram detidos.

ARACAJU (SE) - O ato foi pacífico, mas houve pichação na Assembleia Legislativa.

BELO HORIZONTE (MG) - Cerca de 15 mil manifestantes protestaram pacificamente.

CURITIBA (PR) - Muros do Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, foram pichados e vidros e portas, quebrados. Sete foram detidos. Ninguém se feriu.

NATAL (RN) - O protesto teve vandalismo na sede do governo e prisões de manifestantes e PMS. Ninguém ficou ferido.

JOÃO PESSOA (PB) - A PM impediu que um ônibus fosse atacado. Seis foram detidos após tentarem atirar pedras contra lojas.

CAMPINAS (SP) - Houve tentativa de invasão na prefeitura. Vidros foram quebrados por pedras e bombas caseiras. Houve focos de incêndio e feridos.

GOIÂNIA (GO) - A sede do governo estadual foi cercada. Manifestantes jogaram pedras em vidros e nos PMs. Houve vandalismo contra pontos de ônibus.

VITÓRIA (ES) - Houve conflito após tentativa de invasão do Tribunal de Justiça, que foi apedrejado e teve vidros quebrados. Pelo menos uma pessoa ficou ferida.

Nenhum comentário: