A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

AS CHISPAS DA INDIGNAÇÃO


ZERO HORA 20 de junho de 2013 | N° 17467

Celito de Grandi*


Aqueles que dialogaram com o sociólogo espanhol Manuel Castells, semana passada, no ciclo Fronteiras do Pensamento, recolheram bons subsídios para refletir sobre o que ocorre nas ruas e praças de grandes metrópoles, no Brasil e no mundo, com protestos nem sempre pacíficos.

Castells é autor de vários livros, com destaque para a trilogia A Era da Informação, estudo fundamental sobre os impactos da tecnologia na política, na cultura, na economia, na sociedade. É hoje um dos pensadores mais requisitados em universidades e em fóruns de debates sobre as implicações de um mundo cada vez mais conectado através de redes sociais.

São “chispas de indignação”, disse o soció-logo, para definir a onda de protestos que invade o mundo.

Lembrou que essas “chispas” foram identificadas no Occupy Wall Street, ocorrido em dezenas de cidades americanas; no movimento espanhol Indignados e na ocupação da Praça Taksim, na Turquia.

Neste último caso, os protestos iniciais tiveram por motivação o projeto do governo de substituir a praça por um conjunto arquitetônico de interesse empresarial. Pacífico, inicialmente, o movimento passou a aglutinar insatisfações de todas as origens, muitas delas de indignação contra o governo.

Há similitude nas ações: não existe um líder formal, tal qual estamos acostumados; articula-se a ocupação de espaços públicos, na internet e nas cidades; são movimentos autônomos, locais e globais; quanto mais repressão, mais imagens.

E as imagens são essenciais, elas é que serão reproduzidas nas redes sociais para gerar ainda mais protestos.

Parece claro que esses movimentos todos reivindicam mudanças e mais democracia, sem que se saiba, exatamente, que tipo de democracia é essa assim reivindicada.

No caso do Brasil, são muitas as razões que justificam os protestos. Além da tarifa do transporte coletivo, há na voz das ruas “chispas” pelos gastos exagerados do governo, pela corrupção e pela impunidade, pela péssima qualidade da educação e da saúde, pelo elevado custo de vida.

Muitos não concordam com os custos dos estádios construídos para as Copas. Ou se imagina que o povo aceita a insensatez da construção de um Mané Garrincha, em Brasília, ao custo de R$ 1,3 bilhão, para sediar meia dúzia de jogos? E o que será feito desses gigantescos equipamentos em cidades e Estados onde nem sequer há equipes de futebol?

Essas “chispas de indignação”, originadas de emoções populares, é que provocam mudanças sociais ao longo da História.


*JORNALISTA E ESCRITOR

Nenhum comentário: